Delegação para Olimpíada da Juventude viaja para aclimatação em Dubai, antes de ir a Cingapura
São 3.500 atletas de 14 a 18 anos inscritos por 205 países; Brasil vai com 81
COB promove seminário de preparação para atletas que vão à Olimpíada da Juventude
Foto Guto Marcondes/Vipcomm
Bernard Rajzman, da geração de prata do vôlei, diz que quando foi pela primeira vez a Jogos Pan-Americanos, na Cidade do México-1975, se sentiu em uma “Disneylândia”, com muita comida, refrigerante à vontade, tudo de graça... Justamente para evitar esse deslumbramento, que pode ser prejudicial a atletas mais jovens que vão a competições importantes, é que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) organizou neste fim de semana seu Seminário Preparatório para a delegação que representará o país na Olimpíada da Juventude, em Cingapura, de 14 a 26 de agosto.
O embarque, no aeroporto de Guarulhos, será na segunda-feira (2). A delegação segue para Dubai, onde fará aclimatação até o dia 9, antes de seguir para Cingapura. São 81 atletas inscritos em 21 das 26 modalidades (o país participa de três a mais que os Estados Unidos, que vão com apenas um atleta a mais que o Brasil). A chefe de missão é Adriana Behar, duas vezes vice-campeã olímpica de vôlei de praia, em parceria com Shelda, em Sydney-2000 e Atenas-2004.
Com atletas entre 14 e 18 anos, os pais também foram convidados a acompanhar instruções, abrangendo desde comportamento adequado a culturas diferentes até responsabilidades como leitura atenta da listagem de medicamentos considerados doping. Todos foram apresentados aos dirigentes que estarão à frente do grupo, de Carlos Nuzman, presidente do COB, e Marcus Vinícius Freire, superintendente, ao chefe médico José Padilha.
Com relação a costumes, foi lembrado, por exemplo, que em Cingapura atravessar fora da faixa de pedestres, jogar lixo ou cuspir na rua, comer e beber no metrô e mesmo mascar chiclete dá multa de quase R$ 1.000 (a rigidez é extrema com relação ao tráfico de drogas: pena de morte).
O espírito da Olimpíada da Juventude é diferente da Olimpíada de Verão e Inverno. A ideia do COI (Comitê Olímpico Internacional), é atrair os jovens – cada vez menos ligados à prática de atividade física – para o esporte, e também promover cultura e valores como responsabilidade, respeito ao outro. Serão 3.500 atletas, muitos deles convidados, dos 205 países filiados ao COI, para uma Olimpíada com mais espírito de festival do que de competição.
Sempre seguindo com o objetivo de rejuvenescimento do movimento olímpico, o COI também colocará um telefone celular à disposição para cada atleta, com número de Cingapura, para interagir com a internet e receber ligações de familiares e amigos.
Denise Mirás, do R7(31/07/2010)
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Otimo texto heim professora , com essas informações, ja posso ter uma noção melhor , para que eu possa fazer o meu trabalho.
Eu li atentamente o texto , e vou levar algumas informações dele para o meu trabalho .
E queria agradecer a você , pois o blog está ótimo. vou recomendar para meus amigos , para que sempre possam estar atualizados , em noticias sobre Atividade fisica e etc
ótimo texto professora muito legal sair do convencional futebol, volei.... e postar um texto diferente
com certeza irei recomendar o blog
Postar um comentário