domingo, 30 de agosto de 2009

Suplementos Nutricionais

Suplementos nutricionais e atividade física



Chama a atenção o comportamento de algumas pessoas que, interessadas em entrar em forma, procuram as academias ou um programa de treinamento. Não haveria nada de errado nisso, desde que elas estivessem dispostas a realizar um programa orientado. O problema é que em vez de perguntarem “como eu treino”?, essas pessoas logo perguntam ¨ o que eu tomo para ficar forte e magro”?. Chamo isso de terceirizar a responsabilidade: a pessoa se alimenta de forma inadequada, deixa de treinar e a responsabilidade em queimar a gordura e manter os músculos não é dela, e sim do suplemento. Esse comportamento tem despertado o consumo de diversas substâncias com efeitos ainda duvidosos.
O indivíduo que quer ficar forte da noite para o dia busca suplementos como aminoácidos, que prometem rápido ganho de massa muscular. Esse ganho, se acontecer, irá implicar em sobrecarga ósseo-articular: os ossos e as articulações não conseguem acompanhar o ganho ocorrido nos músculos, ficando mais suscetíveis a inflamações e lesões. Já os que buscam emagrecer muitas vezes apelam para os produtos que dizem retirar a gordura do corpo. Só que nenhum suplemento remove a gordura do corpo - apenas intervenções cirúrgicas fazem isso. A gordura, ao ser utilizada pelo nosso corpo, é convertida em gás carbônico, que eliminamos na respiração. Não é possível eliminar gordura pela urina e a que já está em nosso corpo não sai pelas fezes.
As pesquisas realizadas com suplementos, inclusive em nosso laboratório na Escola de Educação Física e Esporte da USP, demonstram que essas substâncias, quando aumentam o rendimento, o fazem apenas em condições extremas, ou seja, quando o esforço se aproxima do limite vital, coisa que não deve ocorrer com os praticantes de exercícios amadores.

Para a grande maioria da população que pratica atividade física regularmente, uma boa orientação nutricional consegue atender às necessidades impostas pelo esforço, não sendo necessário suplemento algum. Os suplementos funcionam mais como um placebo, dando estímulo psicológico para o aumento do desempenho.
Se seu objetivo é ficar forte e com pouca gordura no corpo, faça atividade física regularmente, possibilitando ao seu organismo adaptação progressiva ao ganho de massa muscular. Reorganize sua alimentação, reduzindo o consumo de gordura e aumentando o de alimentos ricos em carboidratos. Não acredite em dieta ou suplementos antes de uma avaliação nutricional. Suplementar a alimentação de alguém sem saber o que esta pessoa ingere pode causar severos desequilíbrios nutricionais comprometendo a saúde do indivíduo.


Antonio Herbert Lancha Jr
Prof. livre docente da Escola de Ed. Física da USP

4 comentários:

Rafael Fonda (2°B) 2010 disse...

Com certeza , as pessoas acham que existem suplementos ou remédios milagrosos. Mais isso não existe , suplemento é oque própio nome ja diz é usado caso , vc não consiga suprir a demanda de energia para o corpo , como pessoas que passam horas sem sem alimentar ( no caso trabalho) ai precisam recompensar o corpo com proteinas , vitaminas do complexo b,c , e por ai vai.
Não existe suplemento milagroso , que te faça emagrescer ou ficar forte assim , para conquistar o corpo "perfeito" perfeito entre aspas mesmo hehe, se tem regras , e essas são disciplinhas alimentares, treinamento adequado , e muita força de vontade! a base de tudo é na alimentação adequada , não adianta você treinar muito e comer pouco , isso mesmo no caso da pessoa querer emagrescer , faz mal , por isso devemos , falar com um profissional no assunto e ele saberá , oque você deve fazer por você , e com o tempo seu corpo vai mudar, isso leva tempo , ninguem dorme largatixa e acorda jacaré(no caso durmir magro e no outro dia acordar musculoso). Sempre procuro me informar sobre esses assuntos , e uns do melhores blogs sobre musculação e todo tipo de informação a respeito de treinamento eu encontro aki http://www.hipertrofia.org/blog/
Recomendassimo , é o melhor que temos aqui no Brasil , é atualizado quase todos os dias e nos ajudam e muito a a fazer as coisas certas !

Unknown disse...

sora seu Blog e muito legal.
Alice 5ªb

Unknown disse...

Esse ganho, se acontecer, irá implicar em sobrecarga ósseo-articular: os ossos e as articulações não conseguem acompanhar o ganho ocorrido nos músculos, ficando mais suscetíveis a inflamações e lesões.<-Foi Bom Saber Disso Sora.
Si eu Conhecer Alguem Que Toma Remédios Para Imagrecer Vo Orienta-lo (la)a Não Tomar!
Vlw Sora t+!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.